sábado, 19 de junho de 2010

A III Guerra Mundial

Cerveja: Dog in the Fog
Cervejeira: Kompania Piwowarska, Poznań, Polónia
Webpage: http://www.doginthefog.pl/



A Dog in the Fog, apesar do nome inglês que ostenta, é uma cerveja polaca, criada pela Kompania Piwowarska em 2005. Com cerca de 15 milhões de hectolitros de cerveja produzidos em 2009 este gigante polaco, detido pela SABMiller, é o maior grupo cervejeiro nacional, detendo no seu portfolio as duas marcas mais vendidas no país (Tyskie e Zubr), bem como as habituais cervejas "internacionais" do grupo: Pilsner Urquell, Peroni, Grolsch e Miller.

As cervejarias e as quase cervejarias

Cervejaria: Pivnaya Kruzhka, Pushkin, Rússia
Webpagehttp://pivkarta.ru/place/show/62/pivnaya-kruzhka/ (não oficial)


Nem só de cervejas e cervejeiras vive a minha colecção de bases. Na realidade, colecciono todo o tipo de bases que estejam relacionadas com a cerveja tais como as de associações de consumidores, festivais, lojas ou bares/cervejarias. Entra neste lote a base de hoje.

terça-feira, 15 de junho de 2010

A Ordem dos Cistercienses Reformados de Estrita Observância

Cerveja: La Trappe Quadrupel
Cervejeira: Brouwerij de Koningshoeven, Tilburg, Holanda


Se falarmos da "Ordem dos Cistercienses Reformados de Estrita Observância" a um apreciador de cervejas, o mais provável de acontecer é um encolher de ombros, mas uma referência aos monges trapistas (o nome pela qual a Ordem é vulgarmente conhecida) fará certamente brilhar alguns olhos.

As cervejas que parecem que são, mas afinal não são...

Cerveja: Pragold
Cervejeira: Pivovarenniy Dom, Baku, Azerbaijão


Quando recebi esta base fiquei na dúvida se seria originária do Azerbaijão ou seria de alguma obscura cervejeira checa, já que ostenta sem pudores o epíteto de "Czech Premium Beer". Uma pesquisa pela Internet veio a confirmar que afinal é mesmo produzida pela Pivovarenniy Dom, um brewpub situado em Baku. Esta incongruência deu o mote para este "À base de cerveja", as cervejas que parecem que são, mas afinal não são...